[ Tutorial ] Noção Básica de Delphi 7 - Conhecimentos Básicos


[ Tutorial ] Noção Básica de Delphi 7 - Conhecimentos Básicos

Este é o primeiro de muitos artigos que vou fazer sobre Delphi e programação de software neste blog, primeiramente vou deixar bem claro os seguintes termos. Delphi não é uma linguagem de programação, mas sim uma IDE, que utiliza a linguagem de programação Pascal, para começar o tutorial vamos por partes, começando pelo famoso o que é?

O que é uma IDE?
Uma IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de desenvolvimento) é toda a interface e ferramentas do programa que você irá usar para desenvolver outros, por isto é chamado de Ambiente de Desenvolvimento.


Interface Delphi 7 (IDE)


O que é Pacal?
Pascal e Object Pascal é uma linguagem de programação usada no Delphi 7 e que será trabalhada daqui para frente, você certamente não vai ouvir falar muito em Pascal durante os tutoriais em Delphi, porem certamente vai ouvir sobre Source Code, ou Código Fonte.

O que é o Código Fonte?
É um conjunto de palavras, escritas em uma linguagem de programação (neste caso o Pascal), que de uma forma ordenada cria e executa as funções de um software após ser compilada.

Exemplo de código fonte, trecho do código da Aplicação ResChanger.
O que é compilar?
Compilar é transformar tudo aquilo que foi escrito em uma linguagem de programação para uma linguagem de máquina, que será interpretada pelo sistema operacional no qual foi projetado para ser executado, a maioria das aplicações são projetadas para Windows, mas isto não é uma regra, pois vários programas que rodam em Windows também rodam em Linux e outros sistemas, como é o caso das aplicações feitas em Java, que são chamadas de Multiplataformas, ou seja, tudo aquilo que foi escrito em Windows, pode ser lido em Linux ou qualquer dispositivo ou sistema que possua Java.

A compilação de uma aplicação não é manual no caso do Delphi, a própria IDE faz a otimização do código e o transforma em um executável, desde que tudo esteja certo no código fonte.

Para fim de conversa, compilar pode ser resumido em breves palavras: Transformar o código para executável.

Ideais da programação
Para que um programa funcione corretamente, é necessário que você tenha uma acima de tudo os seguintes ideais.

  1. Objetivo: Você tem que ter em mente o que deseja fazer, definir sua meta.
  2. Conhecimento específico: O objetivo é muito importante na programação, porem não irão tornar você um mestre da programação se você não souber os comandos, funções e todo o conhecimento sobre a IDE que você irá utilizar para programar.
  3. Lógica: Sabendo o que fazer e como fazer, você deve pensar de que modo fazer, como realizar seu e poupar várias linhas de código, mentalizando objetivo e criando uma lógica de como realiza-lo.
  4. Paciência: Um programa não pode ser feito as pressas, já que tudo depende de uma lógica, será necessário testar sua lógica ao extremos, testar o programa e explorar todas suas funções, fazer tudo que é possível se fazer nele.
  5. Explorar: A exploração de um programa é o passo final após a compilação, quando você tiver a certeza que tudo está certo, chegou a grande hora de compilar e passar o programa adiante, isto é, testa-lo de todas as formas possíveis e impossíveis, é forçar o erro, inclusive testar em vários computadores e usuários diferentes. 
O objetivo é adquirido quando se tem a necessidade de criar algo, nesta ocasião você terá a ideia, com esta ideia você irá mentalizar seu programa, ver como ele deve ser e montar uma estrutura, que é a interface visual do programa, após fazer toda sua interface, colocar cada botão e imaginar qual será sua função, chegou a hora de dar vida, faze-los funcionar, porem de que maneira?

É ai onde entra o conhecimento específico e a lógica, existem várias maneiras de se criar o mesmo programa, para o usuário final (consumidores, clientes, usuários que irão usar o programa), tudo é a mesma tela, porem por trás dos códigos não é o mesmo. A lógica pode fazer você poupar muitas linhas de programação, muito tempo e dores de cabeça, um simples código bem pensando pode poupar vários problemas a frente, por isto a paciência.

Não se deve criar um programa pensando, "Está acabando?", embora um bom tempo seja essencial para todo programador, é necessário se focar primeiro no código, depois no tempo, pois se não haver código, não há compilação, se não houver compilação não tem programa, dinheiro, clientes! É necessário manter uma relação entre tempo e código.

Quando tudo acabar, não acabou, um paradoxo muito usado na programação, quando você acabar seu trabalho duro de programar, chegou a grande hora de dizer: "Isto realmente funciona?", é quando você irá testar e estressar (levar ao limite) o seu programa, como você é o criador, sabe onde seu programa é mais fraco, explore isto, tente causar falhas justamente para corrigi-las, pelo mesmo fato de você ser o programador, pode lhe atrapalhar em alguns pontos, como a cegueira de código, embora este nome não seja usado, pois acabei de inventa-lo, é algo que não existe somente na programação, porem no mundo inteiro, quem criou não é capaz de ver seus erros, as vezes uma simples pessoa pode chegar e olhar seu programa e de cara dizer, falta o acento naquela palavra.

Esta é a ideia mais básica que existe na programação, por hoje só tenho este artigo para escrever, porem siga o blog que irei postar muito mais sobre programação, como pretendo seguir esta área, estarei transmitindo muito conhecimento aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Template produzido by - Renan Web Desgin | Fazer uma Nova Postagem